top of page

Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Gamificação: Experiências que mantêm os alunos interessados



As tendências não apenas criam oportunidades para si mesmas; já deve haver uma necessidade reconhecida em que uma tendência específica pode ser conectada.

Comecemos por AR / VR, que o ajudam a criar experiências imersivas que podem simultaneamente cativar os alunos e ajudá-los a transferir habilidades para sua vida real.

1) Realidade Aumenta (RA) e Realidade Virtual (RV): aprendendo que as pontes fazem espaço e compactam o tempo

A realidade virtual e aumentada cria experiências ricas e autênticas. Essas experiências são susceptíveis de serem mais impactantes e com maior significado para os alunos, mas a RA e RV tem mais para oferecer do que as experiências multi-sensoriais.

Sabemos que para que os alunos realmente aprendam uma habilidade, eles precisam praticar e ganhar confiança com essa habilidade. Se essa habilidade é tátil, o treinamento baseado na web simplesmente não conta, mas algumas habilidades são apenas impraticáveis ou perigosas para praticar na vida real. Realidade Aumentada e Virtual ajudam a preencher essa lacuna. Esta tecnologia permite aos alunos praticar em um ambiente simulado ou trazer materiais didáticos para o ambiente de trabalho para que eles possam aprender e praticar o que eles precisam em um contexto mais realista.

Transformando a tendência em estratégia impactante: como usar o AR / VR de forma mais eficaz

Realidade aumentada e virtual ainda são caras de desenvolver, por isso é melhor usar essas estratégias em habilidades que são altamente críticas e difíceis de praticar em uma configuração baseada na web ou na vida real. Dito isto, essas estratégias podem ser usadas de várias maneiras.

2. Gamificação: aproveitando a motivação para aprender

Pense em um de seus jogos favoritos. Ninguém está forçando você a jogar, então por que você joga isso? Provavelmente é porque o objetivo é claro e o próprio jogo gera uma motivação que lhe traz satisfação. Aprender pode e deve ser assim.

Quando a gamificação é alinhada com a habilidade que você deseja dos alunos, ela define um objetivo claro e imediato, que facilita a transferência dos alunos para o trabalho. Ela também usa motivações intrínsecas e extrínsecas para o aluno se concentrar. Sem essa razão, prestar atenção e continuar prestando atenção, todos os nossos esforços para ajudar um aluno podem tornar-se barulho.

Transformando a Tendência em Estratégia Impaciente: Como Usar a Gamificação de forma mais efetiva

Coloque a interface do gameboard digital, o sistema de pontos e os emblemas de lado. Você pode trazê-los de volta mais tarde, mas nem todos os tópicos são apropriados para a sensação de competição saudavel. Concentre-se em alinhar as motivações dos seus alunos - o que pode não ser competitivo - com o que você deseja que eles possam fazer. Se você pode encontrar uma maneira de levá-los a praticar as habilidades certas de uma forma que atraia seus motivadores inerentes, então você encontrou uma maneira de tornar essas habilidades aderentes.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


2 visualizações0 comentário
bottom of page