top of page
Foto do escritorInstituto DI

Avaliações Inovadoras no eLearning



As avaliações podem ser realizadas tanto como parte das atividades contínuas durante o processo de formação (avaliação formativa) quanto no final de determinados pontos predeterminados durante o treinamento (avaliação somativa). A avaliação é, portanto, não apenas uma maneira de medir o progresso dos alunos individuais, mas também uma maneira de medir o quão bem os programas educacionais da instituição/área estão funcionando e se eles são bem sucedidos no cumprimento dos objetivos de instrução.

Avaliações inovadoras são a necessidade da hora. As avaliações tradicionais não foram completamente bem-sucedidas para fornecer resultados significativos, já que os alunos recorreram a métodos como o aprendizado de ultima hora, o que vence o propósito. A avaliação tradicional, portanto, mede o valor que você aprendeu de maneira geral e realmente não ajuda a avaliar a compreensão e a aprendizagem de uma lição. De fato, os relatórios mostram que a avaliação tradicional através de testes padronizados promove exercícios e práticas, promove o aprendizado rotineiro, desencoraja a aprendizagem baseada em informações e omitindo conteúdo que pode não ser testável no formato atual. Assim, incentiva testar uma pequena amplitude de conteúdo. Ao desenvolver avaliações novas e inovadoras no eLearning, os professores podem avaliar melhor os alunos.

Avaliações inovadoras devem ser focadas para conduzir os alunos à incorporar as atitudes propostas em cada treinamento. Assim, ao elaborar avaliações, os instrutores precisam incorporar maneiras que melhor aproveitam a compreensão dos alunos. Isso pode ser desafiador, pois estudantes diferentes têm diferentes formas de assimilar e absorver o conhecimento. Assim, as avaliações precisam ser autênticas, bem como capazes de explorar a aprendizagem a partir de diferentes ângulos - como compreensão, aplicação, transferibilidade etc.

O Projeto de Avaliação Efetiva

Os designers de avaliação e os educadores também precisam perceber que a natureza e o tipo de avaliações influenciariam a forma como o aluno veria avaliações no futuro. Se as avaliações são muito além do nível de alunos e implacáveis, a atitude do estudante seria negativa em relação a futuras atribuições. Isso teria um impacto negativo nos resultados da aprendizagem. Portanto, a avaliação precisa ser encorajadora, positiva e motivadora, e visando ajudar o aluno a desenvolver uma auto melhoria, incentivando-o a se esforçar mais.

As avaliações inovadoras e autênticas devem se concentrar em casos/contextos que se aplicam ao mundo real e que são mais facilmente compreendidos pelos alunos. Avaliações inovadoras devem incentivar o pensamento e a aplicação de habilidades e processos em situações, em vez de decorar e declarar informações existentes e antigas. Eles devem ajudar o aluno a ir além do conhecimento existente. De preferência, eles deveriam estar "prontos". E é através da experiência que os alunos podem realmente aprender alguma coisa. As avaliações devem, ao mesmo tempo, possuir alta validade e confiabilidade. As avaliações devem ser capazes de direcionar diretamente os objetivos de instrução desejados e medir os resultados desejados de maneira clara e efetiva. Assim, as tarefas escolhidas para avaliação devem corresponder ao objetivo.

Uma vez que as avaliações formativas estão em curso, elas podem ser adaptadas de forma interessante - como o uso de questionários de classe, atividades on-line, atividades de campo para acompanhar a aprendizagem diariamente. O trabalho no padrão de desenvolvimento de projetos e outros trabalhos criativos também podem ser usados para manter os alunos envolvidos, aprendendo e compreendendo o que e o quanto eles estão aprendendo. O mapeamento mental e o mapeamento de conceitos podem ser usados para avaliar rapidamente a compreensão do tópico em suas próprias palavras; Isso também ajuda a fazer brainstorming para tarefas de resolução de problemas.

Algumas indicações de tipos de avaliações que tem alto nível de efetividade:

- Portfolios.

- Ensaios.

- Análise crítica.

- Avaliação pessoal que desenvolve habilidades reflexivas e analíticas.

- Observação direta através de avaliações experienciais, como investigações da vida real.

- Experiências de pesquisa.

- Questões em aberto.

- Estudos de caso - situações particulares, onde os alunos têm que pesquisar essa situação e apresentar sua própria análise, o que demonstraria sua compreensão dos objetivos de aprendizagem. Não há uma questão de corte claro ou respostas diretas. Ambos podem surgir como resultado da pesquisa.

- Testes de simulação - onde o aluno é apresentado à uma situação de vida real através de uma variedade de maneiras e deve responder usando habilidades e conhecimentos adequados.

- Questões de escolha múltipla são uma ótima maneira de avaliar o conhecimento factual dos alunos. Geralmente, eles são considerados muito confiáveis.

Com os avanços tecnológicos que ocorrem rapidamente e o uso de notebooks, iPads e celulares que se espalharam rapidamente, são descobertas formas mais interessantes e inovadoras de avaliar a compreensão e o aprendizado dos estudantes. O resultado final deve ser uma forma justa e precisa de acompanhar a aprendizagem dos alunos, o que beneficiará principalmente os alunos.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário
bottom of page