Daqui a cinco anos, mais de um terço das habilidades (35%) que atualmente são consideradas importantes na força de trabalho, mudarão.
Até 2020, a Quarta Revolução Industrial nos levará à robótica avançada, ao transporte autônomo, à inteligência artificial, aprendizagem mecânica, materiais avançados, biotecnologia e genômica.
Esses desenvolvimentos transformarão a maneira como vivemos e a maneira como trabalhamos. Alguns trabalhos desaparecerão, outros irão crescer e os trabalhos que nem mesmo existem hoje se tornarão comuns. O que é certo é que a força de trabalho futura precisará alinhar seu conjunto de habilidades para manter o ritmo.
Um novo relatório do Fórum “The Future of Jobs”, analisa a estratégia de emprego, habilidades e força de trabalho para o futuro.
O relatório pediu às principais áreas de recursos humanos que indicassem às principais habilidades atuais, e as habilidades que julgam ser indispensáveis em 2020.
Quais habilidades mudarão mais?
A criatividade se tornará uma das três principais habilidades que os trabalhadores precisarão. Com a avalanche de novos produtos, novas tecnologias e novas formas de trabalho, os trabalhadores terão que se tornar mais criativos para se beneficiar dessas mudanças.
Os robôs podem nos ajudar a chegar a vários lugares, muitos dos quais queremos, como ser mais rápidos!, mas não podem ser tão criativos quanto humanos (ainda).
Considerando que a negociação e a flexibilidade já eram importantes na lista de habilidades para 2015, em 2020 elas começarão a sair de cena, pois as máquinas, usando massas de dados (já estamos vendo muitas ações com Big Data), começam a tomar nossas decisões por nós.
Uma pesquisa feita pelo Conselho de Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Software e da Sociedade mostra que as pessoas esperam que as máquinas de inteligência artificial façam parte do conselho de administração da empresa até 2026.
Da mesma forma, a escuta ativa, considerada uma habilidade básica hoje, desaparecerá completamente. A inteligência emocional, que não esta apresentada entre as habilidades mais importantes atualmente, se tornará uma das principais habilidades necessárias para todos.
Perturbação na indústria
A natureza da mudança dependerá muito da própria indústria. A mídia e o entretenimento globais, por exemplo, já viram uma grande mudança nos últimos cinco anos.
O setor de serviços financeiros e investimentos, no entanto, ainda não foi radicalmente transformado. Aqueles que trabalham em vendas e fabricação precisarão de novas habilidades, como a alfabetização tecnológica.
Alguns avanços estão à frente dos outros. A tecnologia móvel de internet e nuvem já está impactando a maneira como trabalhamos. Inteligência artificial, impressão 3D e materiais avançados ainda estão em seus estágios iniciais de uso, mas o ritmo das mudanças será rápido.
A mudança não nos espera: líderes empresariais, educadores e governos precisam ser proativos no investimento de ações que desenvolverão essas novas habilidades, para que todos possam se beneficiar com a Quarta Revolução Industrial.
IDI Instituto de Desenho Instrucional