top of page
Foto do escritorInstituto DI

Learning Experience



A digitalização está revolucionando nossas expectativas de aprender tecnologia. Nossos alunos e funcionários estão buscando uma experiência total em vários pontos de contato em sua jornada através da infra-estrutura digital de uma organização / instituição. Eles querem a mesma experiência que eles tem quando fazem compras on-line e / ou se conectam em sites de redes sociais. Eles querem usar a tecnologia para cumprir seus objetivos. Essas metas poderiam ser a coleta de informações, a obtenção de um diploma / certificação e a colaboração com comunidades de prática ou seus interesses. Um projeto de experiência de aprendizado bem-sucedido é responsável por gerenciar a jornada geral do aluno e experiência em canais e plataformas múltiplas.

Quando os líderes da organização observam o Learning Experience Design (LXD), eles pensam em interromper as inovações, no entanto, trata-se de oferecer um ecossistema que alinhe com os objetivos do aluno. O objetivo do LXD é melhorar os resultados de aprendizagem e a qualidade das experiências em diferentes jornadas de aprendizagem digital.

Vamos compartilhar algumas experiências e diretrizes para um Design de Experiência de Aprendizagem eficaz para criar uma experiência de aprendizado envolvente.

Paisagem da experiência de aprendizagem digital

Hoje, a aprendizagem acontece em diferentes ambientes digitais, tecnologias e plataformas. Alguns exemplos são:

1. Sistemas de Gestão de Aprendizagem

Um Learning Management System (LMS) é um aplicativo de software para administração, documentação, rastreamento, relatórios e entrega de cursos educacionais ou programas de treinamento. Estas plataformas são adotadas por muitas organizações e instituições como suas plataformas de entrega de aprendizagem.

2. Plataformas de Aprendizagem Social

Muitos dos LMSs são capazes de criar fóruns e grupos de discussão, permitindo que os alunos colaborem com outros alunos / funcionários. Muitas organizações optam por usar uma plataforma social dedicada para colaboração entre seus funcionários. Algumas plataformas são Yammer, Slack, Totara Social, OpenSocial e muitos outros.

3. MOOCs

Os MOOCs interromperam o espaço educacional e existem muitos provedores que oferecem cursos abertos. Essas plataformas oferecem diferentes programas de aprendizagem, permitindo que os alunos estejam ao ritmo das tendências da indústria e das necessidades de aprendizagem. Muitas dessas plataformas começaram a oferecer soluções de aprendizagem corporativa com catálogo de aprendizagem personalizado para seus funcionários.

4. Sistemas de Informação do Aluno / CRM / ERP

Muitos argumentariam que o SIS / CRM / ERP são plataformas de administração, no entanto, muitos aspectos da experiência de aprendizagem às vezes são governados usando os frameworks nestas aplicações.

5. Carteira e plataformas de credenciamento

Muitas organizações possuem ferramentas de credenciamento ou ePortfolio, que coletam e mostram as certificações, avaliações e insígnias do aprendiz para um potencial empregador quando necessário.

6. Sistemas de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem

Existem várias plataformas que hospedam o conteúdo de aprendizagem. Diferentes organizações usam diferentes plataformas para vários conteúdos, como YouTube / Vimeo / Kaltura para vídeos, e Sharepoint / Google Drive / Box / DropBox para arquivos.

7. Plataformas de criação de conteúdo rápido

Enquanto muitas das organizações preferem um fornecedor de conteúdo, alguns optam por utilizar plataformas de criação de conteúdo interno. Algumas das principais plataformas de criação de conteúdo são a criação do Evolve, Gomo, Articulate, iSpring e Office Mix, que podem permitir a criação rápida de conteúdo em cursos HTML5 ou SCORM. Existem outras alternativas de código aberto, como H5P e Adapt framework.

8. Plataformas de redes sociais e profissionais

Os alunos não se limitam a plataformas internas e gostam de compartilhar informações em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Quora e Facebook.

Uma abordagem integrada do ecossistema para o sucesso

Os alunos vêm em diferentes formas e tamanhos, e são conduzidos com uma grande variedade de objetivos pessoais e profissionais. Mantê-los comprometidos enquanto passam por diferentes plataformas em sua jornada é muito importante. Uma abordagem integrada do ecossistema ajuda o design da organização e experiências de aprendizado bem-sucedidas.

Learning Experience Design deve seguir uma abordagem holística, abrangendo princípios do design de experiência do usuário, design de interação e Design de instrução, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma perfeita independentemente da plataforma.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page