top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Dicas para Escolher Fornecedores de Conteúdos



Terceirizar ou enfrentar a tarefa em casa? Essa é uma das perguntas mais difíceis que as organizações enfrentam ao criar um curso de eLearning. Você deve determinar se é mais rentável e produtivo fazê-lo você mesmo ou terceirizar o projeto eLearning para uma talentosa equipe de profissionais de eLearning. Infelizmente, esse não é o único dilema com o qual você terá que enfrentar. Na verdade, aqui estão os 5 principais obstáculos de terceirização de eLearning, bem como dicas para superá-los.

1. Eles têm bastante experiência?

Um dos principais obstáculos de terceirização de eLearning é se o provedor de conteúdo eLearning de escolha tem conhecimento suficiente e compreensão do assunto. A empresa eLearning pode ter o know-how tecnológico que você está procurando, mas eles têm Especialistas em assuntos que estão bem versados nas principais idéias e conceitos? Avalie o portfólio da empresa de eLearning para ver se há projetos semelhantes em seu nicho, ou pergunte-lhes diretamente sobre sua experiência no campo. Além disso, você pode querer ver currículos individuais de profissionais de eLearning que fazem parte de sua equipe. Preste muita atenção às suas habilidades, pontos fortes e níveis de experiência. Você também pode solicitar uma demonstração do que o potencial provedor de conteúdo eLearning pode fazer por você. Se possível, configure uma reunião com a empresa eLearning para minar quaisquer preocupações que possa ter. Prepare uma lista de perguntas de antemão para que você possa cobrir os pontos-chave e não hesite em pedir referências.

2. Eles podem atender às suas necessidades?

Criar cursos de eLearning em casa oferece controle sobre a criatividade no design, etc... no entanto, se você não pode ter o luxo de tempo, dinheiro ou mão-de-obra para assumir esta rota, é melhor descrever claramente os seus requisitos em relação ao design do curso de eLearning, conteúdo, prazo de entrega, etc. É altamente recomendável que você indique prazos ou marcos regulares, o que lhe permite fornecer feedbacks e alinhamentos gerais. Por exemplo, faça sugestões sobre o layout dos elementos de design gráfico . Essas "verificações de progresso" também lhe dão a oportunidade de garantir que tudo esteja acontecendo de acordo com o plano e que o provedor de conteúdo de eLearning ainda esteja em sintonia com a visão da sua empresa e os resultados desejados. Dessa forma, você evitará possíveis problemas que possam surgir se você esperar até o final para oferecer sua contribuição. Ao mesmo tempo, você precisa lembrar que a empresa eLearning terá sua própria cultura de trabalho que deve ser respeitada. Portanto, é bom encontrar um terreno comum para que todos na relação de trabalho estejam satisfeitos.

3. Serão capazes de manter as coisas confidenciais?

Outra objeção muitas vezes expressa pelas empresas é o lançamento de informações confidenciais fora da empresa. Isso pode ser facilmente superado garantindo que você tenha acordos legais de não divulgação entre você e o fornecedor de eLearning. Você também pode solicitar que os mesmos membros da equipe trabalhem com sua empresa em todo o projeto eLearning inteiro para evitar a exposição desnecessária dessas informações. Além disso, verifique se o seu software e servidores são seguros. Por exemplo, eles estão usando um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem com criptografia embutida ou seus dados confidenciais são vulneráveis aos ataques online?

4. É possível permanecer no orçamento?

Outro grande obstáculos é que a terceirização corre o risco de custos inesperados. Se você não tiver cuidado ao criar um orçamento detalhado para seu projeto eLearning, você pode enfrentar taxas inesperadas. Desde o início, determine o que será cobrado e solicite uma estimativa detalhada. Além disso, mantenha suas linhas de comunicação abertas para saber que o progresso está sendo feito e garantir que seu investimento não esteja sendo desperdiçado. Isso pode trazer tranquilidade ao seu departamento de contabilidade, ao mesmo tempo em que torna o fornecedor do eLearning responsável por seu tempo e recursos. Além disso, pode ser aconselhável concordar com um plano de back-up em caso de contratempos inesperados. Por exemplo, o projeto eLearning requer mais Especialistas em assuntos relacionados do que eles pensavam originalmente, ou eles precisam de ferramentas de criação de eLearning adicionais para criar novas atividades de eLearning com base em seus comentários.

5. Eles podem comunicar-se claramente?

As empresas de terceirização de eLearning nos dias de hoje são muitas vezes de base remota em outros países. Como resultado, as tarefas podem ser atribuídas a falantes não-nativos. Mesmo que a empresa eLearning seja altamente respeitável, você ainda pode enfrentar desafios de comunicação ou enfrentar diferenças culturais nas expectativas de trabalho. Manter um registro escrito de todas as comunicações pode ajudá-lo a acompanhar os prazos acordados, os entregáveis e outros. Acompanhe reuniões pessoais ou virtuais com confirmação por escrito do que foi acordado ou discutido durante essa reunião. Isso ajuda a garantir que não haja mal-entendidos de qualquer das partes. Por fim, solicite um "ponto de contato" que possa mantê-lo atualizado e abordar suas preocupações ao longo do caminho. Por exemplo, um gerente de projeto eLearning que pode se encontrar com você semanalmente para compartilhar atualizações ou pedir sua contribuição.

Há uma série de potenciais obstáculos de terceirização de eLearning. No entanto, eles podem ser evitados através de comunicação aberta, organização e planejamento. Antes de concordar em trabalhar com uma determinada empresa de eLearning, faça sua tarefa de casa para determinar se eles são uma boa combinação para sua organização. Eles sabem sobre as últimas tendências eLearning? Eles têm todos os recursos e experiências que você precisa? Lembre-se, sua relação profissional depende da identificação das suas necessidades e expectativas desde o início do projeto eLearning. Não espere até que seja tarde demais para criar um curso de eLearning bem sucedido.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page