top of page
Foto do escritorInstituto DI

6 Razões para ter uma Coleção de Gráficos para seus Cursos de E-Learning



Você já se encontra gastando um tempo valioso buscando através da web imagens, vetores ou gráficos apropriados para seu curso de eLearning? E você fica frustrado quando você não consegue um resultado satisfatório? Se a resposta a tais perguntas for "sim", então você provavelmente deve começar a criar sua própria coleção de gráficos para o seu eLearning. Aqui estão as razões pelas quais você deveria e como pode fazê-lo.

1. Gaste menos tempo procurando

Iniciar uma busca de imagens na internet consome muito do seu tempo. No entanto, ter sua própria coleção de gráficos pode economizar uma quantidade considerável de tempo ao projetar seu curso de eLearning. Você só precisa pesquisar seus arquivos e pastas, para encontrar os gráficos que já foram baixados por você em algum momento anterior. E ao dizer "algum tempo anterior", não estou apenas referindo-me ao curso anterior de eLearning que você criou. Uma prática melhor é definir um dia específico a cada semana e dedicá-lo à busca de imagens e gráficos.

Escolha um tema de acordo com sua ocupação e o público que você geralmente treina, e baixe o maior número possível de imagens. No final de um mês você terá material gráfico para quatro ou cinco temas diferentes. Não é necessário mencionar o quanto será acumulado no final de um ano!

2. Organize-se mais facilmente

Pastas. As pastas são tudo. Elas o ajudam a ser mais organizado. Você pode classificá-las alfabeticamente, de acordo com os temas se você prefere, dependendo da idade do seu público, suas habilidades, a lição sobre elas, etc. Em qualquer caso, escolha o método de categorização que melhor se aplica às suas preferências. Isso torna mais fácil navegar entre as pastas e encontrar o que você está procurando cada vez.

3. Design mais rápido

Menos tempo de busca, mais tempo de design. Ter seus gráficos organizados em pastas já baixadas para o seu computador, ou mesmo em um armazenamento em nuvem on-line, economiza muito tempo ao projetar seu curso de eLearning. Além disso, uma quantidade significativa de tempo é gasto apenas adicionando e editando seu conteúdo. Então, se você está criando seu curso em um Learning Management System ou fazendo uma apresentação no PowerPoint, basta navegar pelas pastas, escolher uma ou mais que se apliquem ao tema do seu curso.

4. Reduza a carga cognitiva

Um dos erros geralmente encontrados nos cursos de eLearning é muitos gráficos colocados entre os textos. Outro, é escolher gráficos irrelevantes, ou imagens que são menos úteis. Esta é uma parte da Teoria da Carga Cognitiva. De acordo com essa teoria, quando há muita informação apresentada simultaneamente, seja verbalmente, visualmente ou por escrito, os alunos acham difícil se envolver com o material do curso eLearning e eles não absorvem nem mesmo se lembram da informação. No entanto, manter uma coleção de gráficos, tornará mais fácil para você encontrar conteúdo relevante para usar em seu curso ou escolher imagens que possam até demonstrar melhor o conceito que você deseja transmitir aos seus alunos.

5. Variedade

Como mencionado anteriormente, dedicar um dia de sua semana a cada mês para a busca de imagens, levará à criação gradual de uma ampla coleção de imagens, vetores, ou mesmo vídeos e simulações, de acordo com os recursos que você gosta de usar. Ter uma tal variedade fará com que você se destaque de outros Designers Instrucionais, pois você estará mais preparado quando se trata de criar um novo curso de eLearning.

6. Qualidade sobre a quantidade

Claro, ter grandes quantidades de gráficos também pode ser uma desvantagem, pois talvez você não preste atenção ao conteúdo que você baixou durante a caçada. Tenha cuidado, e sempre escolha imagens que têm uma boa qualidade, cores brilhantes e são "atraentes". Ao usar esses gráficos no seu curso de eLearning, você verá quais imagens foram as que agarraram a atenção da maioria dos alunos ou que tiveram menos impacto e você vai se livrar gradualmente dos últimos.

Ser um Designer Instrucional exige muito esforço e tempo buscando o melhor conteúdo para seu curso de eLearning. Mas se você seguir essas práticas, economizará mais tempo no processo de pesquisa e adquirirá habilidades que o ajudam a ser mais Organizado e produtivo quando se trata do desenvolvimento de um novo curso.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page