5 Técnicas de Microlearning para Treinamentos
- Instituto DI
- 24 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Microlearning impede a sobrecarga cognitiva, transmitindo informações em pequenas doses. Assim, os alunos on-line têm a capacidade de absorver completamente todas as informações antes de passar para o próximo tópico, além de tornar o processo de aprendizagem mais conveniente e convidativo ao aluno. Então conheça 5 Técnicas de Microlearning para Designers Instrucionais.
1. Adicionar Games
A incorporação de games dá aos aprendizes on-line o conhecimento de que precisam, sem perder o divertimento e o entusiasmo. Eles combinam elementos tradicionais do jogo, como níveis e pontos, com materiais de aprendizagem. Leva apenas alguns minutos para conquistar e construir habilidades essenciais no processo. Isto é particularmente verdadeiro quando os personagens, configuração e história do eLearning fazem os alunos esquecer que estão realmente aprendendo, e é por isso que o realismo é de extrema importância.
2. Usar as Mídias Sociais
Seus alunos on-line já estão usando mídias sociais regularmente. Veja isso como uma possibilidade para postar dicas e truques em sites de redes sociais. Você também pode fornecer links para artigos e- learning informativos , infográficos , vídeos e outros recursos on-line. Estas dicas rápidas melhoraram a compreensão e da aos alunos on-line a visão do que eles precisam para resolver desafios do mundo real. Se você prefere publicar conteúdo visual eLearning, como imagens e gráficos, o Instagram é a plataforma social ideal.
3. Produzir demonstrações de vídeo eLearning
Há casos em que os aprendizes online precisam ver a tarefa em ação. Isso lhes permite imitar as ações para que possam melhorar seu desempenho e produtividade. Demonstrações resumidas de vídeo eLearning mostram o exemplo e dão aos aprendizes online um passo-a-passo do processo. Eles também são ideais para exibir produtos e serviços de eLearning. Por exemplo, uma apresentação de produto de 5 minutos que destaca os principais pontos de venda e especificações. Um dos principais benefícios do eLearning com demonstrações de vídeo é que eles são fáceis de acessar e compartilhar. Você pode incorporá-los em posts de mídias sociais, enviá-los para o seu curso de eLearning ou até mesmo criar um canal do YouTube de micro-aprendizagem.
4. Postar mensagens semanais
A mente só pode acessar um volume de informações “antes de fechar”. Isso é conhecido como sobrecarga cognitiva. No entanto, dando a seus alunos on-line informações breves, em uma base semanal, melhora a retenção de conhecimento e recall. Também torna o processo de aprendizagem mais conveniente, o que aumenta o envolvimento do aluno. Publique uma pílula de conteúdo semanal em seu site ou grupo de mídia social e peça aos alunos on-line para refletir sobre o tópico. Eles têm toda a semana para resolver o problema ou tirar suas próprias conclusões. Depois de comentar o post, seus colegas podem deixar feedback e compartilhar suas próprias opiniões.
5. Fornecer exemplos do mundo real
Os exemplos do mundo real formam uma conexão entre o tópico e as aplicações práticas. Eles também ressaltam os benefícios de aprender o assunto, o que aumenta a participação on-line. Mais importante ainda, os exemplos oferecem aos alunos on-line uma visão geral concisa e completa das idéias e conceitos em um formato adequado.
Estas técnicas microlearning são flexíveis. Assim, você pode personalizá-las para atender às suas necessidades de aprendizagem. Basta lembrar que é tudo sobre pílulas de conhecimento para os alunos on-line.
IDI Instituto de Desenho Instrucional