top of page
Foto do escritorInstituto DI

Como Motivar os Alunos nos Cursos Autoinstrucionais?



Por que seus funcionários se preocupariam com o aprendizado a seu próprio ritmo? Basta imaginar que sua organização introduziu um novo "aplicativo de representante de vendas". Você tem grandes expectativas com essa nova ferramenta porque vai ajudar os funcionários a gerenciar interações de vendas de forma eficiente. Mais especificamente, a ferramenta tornará mais fácil para sua equipe gerenciar chamadas de vendas, exibir produtos e fechar negócios em qualquer lugar. Para treinar seus vendedores na nova ferramenta, você criou um novo curso eLearning, com o objetivo de ajudar as pessoas de vendas a aprender como usar o novo "aplicativo de representante de vendas" o mais rápido possível e começar a usá-lo para suas chamadas. Logicamente, parece ser um ótimo produto centrado no usuário e, naturalmente, você espera que o curso seja um grande sucesso. Dai, você se depara com o seguinte cenário: poucos participantes, muitos se inscreveram não completaram o curso. O uso da aplicação não foi como desejado. Os representantes de vendas continuaram a usar os métodos antigos para interagir com suas perspectivas, mostrar os produtos e aceitar pedidos. Qual seria a razão?

Poderia haver muitas razões, como:

a) As pessoas de vendas não entenderam como o aplicativo irá ajudá-los em seus trabalhos.

b) A força de vendas não percebeu como a aplicação abordou os problemas que estavam enfrentando em seus trabalhos.

c) A estrutura do curso era confusa e difícil de compreender.

d) O curso não deu a opção de parar e continuar mais tarde.

e) Os empregados não viram nenhum incentivo na conclusão do curso.

Então, o que você pode fazer para garantir que seus funcionários tomem com entusiasmo o curso? A fim de certificar-se que eles se preocupam com o aprendizado auto instrucional e o levam a sério, você precisa a se preocupar desde o inicio, no planejamento do seu eLearning. Além disso você precisa entender o que motiva os alunos e certificar-se dos seguintes aspectos:

1. Definir objetivos claros de aprendizado

Seus funcionários precisam saber por que eles devem ter tempo livre para fazer o curso, quais são os objetivos do curso. Se você indicar o objetivo de aprendizagem da seguinte maneira: "Entenda o aplicativo de representante de vendas " ou "Aprenda a usar o aplicativo de representante de vendas ", ele não fornece nenhuma razão convincente para a pessoa de vendas. No entanto, se você indicar o objetivo de aprendizagem como "Ser capaz de tomar pedidos usando o novo aplicativo" ou " Acessar informações do produto usando a varredura de código de barras", ele fornece informações definitivas para o vendedor e gera interesse positivo no curso. Aqui os objetivos de aprendizagem ajudam as pessoas de vendas definir expectativas claras do curso, que é um bom ponto de partida.

2. Especifique como o curso os ajudará em seus trabalhos

A motivação para aprender é mais forte se os funcionários percebem que a aprendizagem vai resolver problemas específicos que encontrar no trabalho. Ao pedir a seus representantes de vendas para se inscrever para o curso, você precisa compartilhar como o curso irá ajudá-los a fazer seus trabalhos mais rapidamente e eficientemente. É possível que algumas pessoas de vendas possam não entender os benefícios de usar uma nova ferramenta para interagir com as perspectivas e processar suas ordens. As pessoas de vendas também podem ter habilidades digitais variadas e podem estar relutantes em adotar a tecnologia. Portanto, você precisa fornecer benefícios claros e convincentes que o novo método irá trazer - como reduzir o tempo gasto para compartilhar informações de produtos com clientes, acessar informações relevantes mais rapidamente, uma maneira mais fácil de fechar o negócio e assim por diante.

3. Tornar o aprendizado auto instrucional

Os adultos têm uma necessidade muito profunda de se auto-dirigir. Em vez de impor o que eles precisam aprender, é sempre melhor deixar os alunos tomar a iniciativa para a sua aprendizagem. Assim, ao projetar um curso, é melhor oferecer uma escolha em termos de testes fora de certos módulos, ou escolher a seqüência de estudo (desde que não impacte transferência de conhecimento eficaz). Permita-lhes ir para trás e para a frente dentro do módulo, se quiserem voltar a visitar uma informação ou ignorar as partes que não precisam passar. Os alunos experientes preferem tomar a posse de sua aprendizagem.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


2 visualizações0 comentário
bottom of page