top of page
Foto do escritorInstituto DI

5 Teorias de Design Instrucional para Formação On-Line



Os modelos e as teorias do projeto instrucional servem como a base para o treinamento online eficaz. Eles lançam luz sobre os comportamentos de aprendizagem, fontes de motivação e processos mentais. Como resultado, você tem a capacidade de melhorar a retenção de conhecimento e fornecer experiências de treinamento online mais significativas. Mas como você sabe qual teoria de Design Instrucional é a correta para seus alunos corporativos? Aqui estão as 5 principais teorias de design instrucional que você pode considerar para o seu próximo curso de formação on-line.

1. Aprendizagem Baseada na Descoberta

Aprendizagem baseada em descobertas foi introduzida por Jerome Bruner, um notável psicólogo. Dewey, Piaget e Vygotsky também defendiam fortemente uma abordagem mais ativa, centrada na descoberta. Esta teoria sugere que os alunos devem desempenhar um papel mais proeminente na experiência de aprendizagem. Na verdade, eles são encorajados a fazer perguntas e participar de processos auto-guiados de exploração. Tudo começa por identificar as variáveis, seguidas pela coleta e interpretação da informação. Então eles devem formular suas próprias hipóteses e tirar conclusões com base nos dados. Neste ponto, eles também têm a oportunidade de reavaliar suas suposições e validar ou desacreditar suas teorias originais.

Por que o aprendizado baseado em descobertas é ideal para estudantes corporativos

A descoberta é a pedra angular da experiência de treinamento on-line. Aprendizes corporativos devem ser capazes de explorar o assunto por conta própria e olhar para idéias de vários ângulos. A aprendizagem baseada na descoberta permite-lhes adoptar uma abordagem mais proativa e personalizada ao processo de aprendizagem.

2. Aprendizagem baseada em inquéritos

Joseph Schwab é um dos principais proponentes da Teoria de Aprendizagem Baseada em Inquérito, que envolve colaboração social e resolução de problemas. Sugere que os indivíduos adquiram informações interagindo com os colegas e investigando os desafios do mundo real. Eles também são incentivados a participar ativamente no processo de brainstorming. Além disso, a aprendizagem baseada em pesquisa ajuda a construir comunicação, escuta ativa e habilidades de raciocínio.

Por que a aprendizagem baseada em inquérito é ideal para os alunos corporativos

Os alunos corporativos de hoje estão procurando recursos de treinamento on-line que os ajudem a resolver dilemas do mundo real. Eles também gostam de trabalhar com seus pares para resolver problemas comuns e se beneficiar da experiência uns dos outros. A aprendizagem baseada em inquéritos permite-lhes concentrar-se numa questão ou desafio e, em seguida, pensar em formas novas e criativas de superar o obstáculo com a ajuda de ferramentas informais de aprendizagem social .

3. Teoria da Cognição Situada

Cognição Situada foi introduzida pela primeira vez por Brown, Collins e Duguid em 1989. Esta abordagem baseia-se na aprendizagem ativa. Os alunos são encorajados a aprender as informações em um formato contextual. É comumente emparelhado com o Modelo de Aprendizagem Cognitiva, que expõe os alunos a desafios e situações realistas. A pedra angular da Teoria da Cognição Situada é que os alunos devem ser capazes de aplicar seus conhecimentos recém-descobertos e habilidades fora do ambiente de aprendizagem. Como tal, profissionais de eLearning e instrutores on-line devem enquadrar cada atividade de treinamento on-line ou curso com aplicações do mundo real. Por exemplo, estudos de caso ilustram a importância de seguir a política da empresa ou simulações baseadas em tarefas dão aos funcionários o poder de explorar software relacionado ao trabalho.

Por que a teoria de cognição situada é ideal para alunos corporativos

Os alunos corporativos devem ser capazes de colocar seus conhecimentos em prática. Eles precisam de recursos de treinamento on-line práticos e relevantes que se traduzem em aplicações do mundo real. Suas agendas ocupadas não permitem longos cursos de formação on-line. Em vez disso, exigem experiências de treinamento on-line específicas que coloquem a informação em contexto. Como resultado, eles são capazes de usar as informações que foram dadas para superar desafios comuns.

4. Teoria da Elaboração

Charles Reigeluth, um teórico educacional, é o fundador da Teoria da Elaboração. Esta teoria estipula que o conteúdo deve ser organizado e apresentado em uma ordem específica. Idealmente, os alunos devem receber as idéias mais rudimentares em primeiro lugar, construindo até os conceitos mais complexos. Teoria da Elaboração consiste em três etapas fundamentais. O primeiro é olhar para o quadro completo, que resume o problema ou tarefa e enfatiza a relação entre conceitos. O segundo é examinar a primeira fase ou cada indivíduo competente mais de perto. O passo final é olhar para o quadro grande novamente para ver como cada peça se encaixa no quebra-cabeça.

Por que a teoria da elaboração é ideal para estudantes corporativos

A Teoria da Elaboração quebra idéias complexas ou tarefas em etapas mais gerenciáveis. Ele também permite que os alunos corporativos vejam cada componente individual. Como tal, eles são mais capazes de digerir a informação e reconhecer a conexão entre idéias inter-relacionadas. Isso aumenta a retenção de conhecimento, o que leva a experiências de treinamento on-line mais eficazes.

5. Instrução individualizada

A instrução individualizada é a base do "Plano Keller" e do "Sistema Personalizado de Instrução", que se baseia no fato de que os alunos devem ser capazes de explorar o tópico por conta própria para entender completamente as idéias envolvidas. Cada lição, módulo ou atividade deve concluir com uma avaliação que testa seu progresso e domínio do conhecimento. Essas avaliações são referidas como "requisitos de perfeição de unidade". A Instrução Individualizada também inclui atividades de aprendizado social para ampliar a compreensão de um aluno.

Por que a instrução individualizada é ideal para estudantes corporativos

Personalização e conveniência são essenciais para os alunos corporativos. Eles exigem recursos de treinamento on-line que são personalizados para que eles possam se concentrar em suas próprias áreas de melhoria. Além disso, eles são capazes de se beneficiar de experiências de aprendizagem social, como projetos de colaboração em grupo on-line. Tudo isso ajuda a tornar o treinamento on-line facilmente acessível.

Muitas dessas teorias de Design Instrucional foram introduzidas há décadas, mas ainda mantêm relevância no mundo tecnológico atual. Escolha a teoria de Design Instructional mais adequada para seus alunos corporativos e crie cursos de formação on-line que atendam às suas necessidades.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page