Como você mantém seus alunos atualizados todos os dias? Cursos por si só não suprem esse desafio, não é mesmo?. Eles são ótimos no momento, mas os assuntos mudam, são atualizados... Para permanecer atualizados, precisamos aprender continuamente. Então, separamos 5 razões pelas quais você precisa curar conteúdo para aprendizagem contínua.
Vamos la?
1. Nossas habilidades têm uma vida de prateleira
A aprendizagem contínua é a sua única esperança de sobrevivência para os profissionais e organizações. A curação de conteúdo alimenta o apetite pela aprendizagem contínua no local de trabalho, fornecendo conteúdo recente e relevante. Nossa visão é que a constância é particularmente importante no conteúdo curado. Um artigo sobre as tendências emergentes em marketing de três anos atrás não vai ser muito útil para mim hoje. Conteúdo curado é mais relevante do que cursos formais, que é uma das razões pelas quais as empresas precisam para se manter atualizadas.
2. Para permanecer esperto, precisamos olhar além de treinamento tradicional
Tradicionalmente nas organizações, a maioria do aprendizado foi entregue sob a forma de treinamento formal e estruturado, como cursos em sala de aula ou eLearning. No modelo 70:20:10, esse é o 10% (sendo 20% aprendendo com os outros, 70% aprendendo com a experiência).
Além dos 10%: Por que os cursos formais não são suficientes
Formal e estruturado o eLearning sempre tem um papel a desempenhar, especialmente em capacitar novos alunos em um caminho guiado. No entanto, tem algumas limitações:
*É datado: Cursos são criados em um ponto no tempo. Eles começam a ficar desatualizados no dia em que são liberados.
*Ele está fechado: Cursos raramente tem links para conteúdos externos. Eles apresentam uma visão fechada do mundo. Eles geralmente são alojados dentro de um Learning Management System, que também está fechado para conteúdo externo.
*É lento: Desenvolver um curso não é uma resposta rápida a uma lacuna de conhecimento ou problema latente. Mesmo com modernas ferramentas e técnicas de desenvolvimento, ainda pode levar meses para desenvolver um módulo de aprendizagem, tornando-o ainda mais desatualizado.
*É caro: Cursos formais têm um alto custo de produção, embora isso continue a cair com novas ferramentas e técnicas de produção mais simples.
3. Para permanecer inteligente, precisamos de aprendizagem contínua
As coisas mudam muito rápido."Em um mundo de rápida mudança e crescente complexidade, os vencedores serão aqueles cuja taxa de aprendizado é maior do que a taxa de mudança e maior do que a taxa de sua concorrência.".
Trata-se de ter constantemente atualizado habilidades e experiências que são relevantes e que torna um indivíduo empregável. Aqueles que tiverem sucesso serão os aprendizes contínuos. Esses indivíduos:
*Sempre estão aprendendo algo novo e buscando mais conhecimento.
*Aprendem uma grande variedade de coisas, não apenas aquelas relacionadas ao seu papel atual.
*Procuram novas maneiras de fazer as coisas e novas experiências.
*Estão sempre atualizados sobre as tendências e tecnologias atuais e futuras.
*São ágeis, as coisas mudam, coisas acontecem, são flexíveis.
Os profissionais de eLearning que usam redes sociais para compartilhar conhecimentos, recursos e melhores práticas com colegas de todo o mundo são pioneiros no movimento de aprendizagem contínua.
4. Aprendemos Melhor Juntos: O Poder da Inteligência Coletiva
O aprendizado contínuo é um esporte de equipe. Ninguém é tão esperto quanto todos juntos. MIT defini inteligência coletiva como uma propriedade de grupos que emerge da coordenação e colaboração dos membros da equipe.
A boa curação de conteúdo significa colaboração.
5. O Problema de Choque de Conteúdo
Então, todos nós precisamos olhar externamente e pegar o conteúdo disponível na rede. E se isso fosse tão fácil quanto gastar 10 minutos por dia verificando as fontes mais recentes, todos nós o faríamos. Mas não é tão fácil.
*Mais de 3 milhões de novos posts são publicados por dia.
*A quantidade de conteúdo na web deverá aumentar em 500% nos próximos 5 anos.
*Google indexou 1 trilhão de artigos em 2007, hoje indexou mais de 30 trilhões.
Estamos em uma era na qual a taxa de novos conteúdos produzidos significativamente ultrapassa nossa capacidade de absorvê-la. Você poderia gastar sua vida acordado tentando manter-se no topo de todo o novo conteúdo publicado a cada dia e nunca iria conseguir. Se medimos a inteligência como a percentagem do conteúdo do mundo que lemos e compreendemos, então todos nós estamos acordando mais estúpidos do que fomos para a cama. Estamos num cenário de sobrecarga de informações, e esse cenários tem 3 componentes importantes:
*Quantidade: Mais conteúdo é produzido do que podemos acompanhar. Você já sabe que esse é o caso. Todos os dias estamos expostos a 74 GB de dados, de acordo com um relatório da CNN.
*Tempo: Tempo insuficiente para digerir informações, analisar e agir sobre elas, especialmente se você está sob pressão para tomar uma decisão.
*Qualidade: Frequentemente, inversamente proporcional à qualidade, a agulha no problema do monte de feno torna-se mais pronunciada quanto mais informações recebemos. Torna-se mais difícil para a qualidade para se destacar no ruído.
Curar conteúdo pode ser a melhor estratégia para compartilhar conteúdo com seus pares.
IDI Instituto de Desenho Instrucional