Uma imagem do derretimento da Terra provavelmente faria você pensar imediatamente sobre o aquecimento global, uma casa posicionada no meio das palmas estendidas faz você pensar em segurança, enquanto alguém segurando uma lâmpada representa um pensamento brilhante, tendo um momento de "iluminação"; Todos esses exemplos são de metáforas visuais. São imagens que representam uma relação entre dois conceitos que geralmente não estão relacionados, ou simplesmente simbolizam uma idéia complexa. As metáforas visuais são usadas no marketing em uma base regular, mas podem igualmente transformar o assunto do eLearning em algo mais atrativo . Neste artigo, vou compartilhar 7 maneiras de conseguir isso:
1. Comece com um gráfico.
Quando os alunos vêem suas metáforas visuais no eLearning, um conjunto específico de palavras deve aparecer automaticamente em suas mentes. Em outras palavras, eles não devem gastar tempo analisando a imagem tentando decifrar o que simboliza. Para evitar isso, pense nas palavras ou idéias que deseja transmitir mesmo antes de selecionar as imagens. Na verdade, criar um gráfico de brainstorming com colunas separadas, uma para o conceito e uma para as palavras-chave possíveis ou idéias metafóricas. Por exemplo, se você está tentando simbolizar a aquisição de conhecimento, a palavra "desbloquear" pode entrar na segunda coluna como uma palavra-chave. A partir daí, a metáfora visual natural seria uma fechadura ou chave.
2. Torná-la emocionalmente conectadas.
As metáforas visuais em eLearning devem ser qualquer coisa menos secas e maçantes. Por uma questão de fato, eles devem ser elementos emocionalmente atraentes do seu curso eLearning. Cada imagem que você escolher deve agarrar a atenção dos alunos e fazê-los refletir sobre as idéias ou conceitos. O objetivo principal de uma metáfora visual em eLearning é aumentar a retenção de conhecimento e criar uma conexão emocional com seus alunos. A única maneira de conseguir isso é fazê-lo se destacar da multidão de outras imagens que eles viram.
3. Mantenha simples.
Com isso dito, as dicas visuais que você escolher não deve ser desordenadas ou complicadas. Lembre-se, o ponto de uma metáfora visual no eLearning é simplificar ideias conceituais. Se você incluir uma foto com abundância de imagens em segundo plano ou idéias abstratas que não tenham absolutamente nenhuma conexão com o conteúdo do eLearning, isso só irá confundir e distrair os alunos dos principais itens. Por exemplo, uma imagem de estoque que apresenta uma multidão de pessoas ou objetos no fundo pode forçar o aluno a perder de vista o ponto focal principal da imagem. Eles simplesmente não sabem para onde dirigir sua atenção. Portanto, certifique-se de que a imagem simbólica é o foco principal do seu conteúdo eLearning para evitar que ele se perca.
4. Fique sobre o tópico.
Você nunca deve incluir uma imagem apenas por causa do apelo estético . A mesma regra se aplica à adição de uma metáfora visual no eLearning apenas para aumentar o fator "uau" do curso on-line. Claro, uma imagem de um planeta derretido pode ser chocante o suficiente para fazer com que seus alunos falem, mas eles não estarão falando sobre o assunto. Em vez disso, eles estarão se perguntando por que você incluiu uma metáfora visual ambiental em um módulo de treinamento de serviço ao cliente, ou qualquer outro módulo que é totalmente independente do aquecimento global. Sua metáfora visual no eLearning deve sempre ser relevante ao tópico.
5. Alcance o efeito máximo com uma revelação lenta.
As metáforas visuais no eLearning não precisam ser imagens estáticas na tela. Na verdade, você pode transformá-los em mini-apresentações interativas com edição de imagem simples e ferramentas de criação de vídeo. Por exemplo, utilize o Windows Movie Maker ou qualquer outra plataforma de publicação de vídeo gratuita para aumentar ou diminuir o zoom, deslocar para a esquerda ou para a direita e até adicionar música de fundo para acompanhar a sua imagem. Essas ferramentas também podem ser usadas para lentamente revelar sua metáfora visual para o aluno bit-by-bit para efeito dramático. Por exemplo, se o elemento que capta a atenção dentro de sua imagem estiver localizado no canto inferior direito da foto, você pode deslocar para baixo a partir do canto superior esquerdo para revelar gradualmente as imagens atraentes.
6. Coloque sua capa de reflexão lateral.
Embora seja sábio manter suas imagens relevantes e imediatamente reconhecíveis, você ainda pode ficar um pouco abstrata ao projetar suas metáforas visuais em eLearning; Apenas não levá-lo muito longe fora do tópico, é claro. Lateralmente, pensar sobre a idéia-chave pode permitir que você venha com uma tomada criativa sobre o assunto, como o uso de imagens múltiplas para centrar-se em diferentes traços do assunto. Isso permite que você utilize uma ampla gama de palavras-chave que transmitem as informações e idéias que você deseja destacar.
7. Use metáforas visuais sabiamente.
A chave para usar metáforas visuais no eLearning é usá-los com moderação. Se você incluir uma imagem simbólica em cada página, então ela tende a perder seu efeito de captação de atenção. Seus alunos simplesmente se acostumarão a vê-los espalhados por todo o curso eLearning, em vez de serem surpreendidos por sua presença.
Se usadas corretamente, as metáforas visuais no eLearning têm o poder de transformar qualquer curso on-line em algo emocionalmente conectada, relevante e divertida experiência de eLearning.
IDI Instituto de Desenho Instrucional