Tutores precisam ter multicompetências que passeiam entre competências associadas ao assunto técnico tratado, além de habilidades de mediação, acompanhamento, comunicação...
Se você tivesse que escolher, qual habilidade consideraria mais valiosa para um tutor? Habilidades de comunicação sofisticadas? Extensa experiência em assuntos técnicos? Proeza tecnológica avançada? É difícil separar apenas um, não é?
Todas essas habilidades são importantes, mas há um talento em particular (para tutoria) que é muitas vezes esquecido: Paciência.
Sua capacidade de ser paciente tem um enorme impacto sobre quão eficaz você é. Ela pode afetar diretamente os resultados gerais - tanto para você quanto para seus alunos.
Surpreendentemente, o poder da paciência é um segredo bem guardado no mundo do ensino on-line, e extremamente importante, porque estamos ensinando os seres humanos em primeiro lugar. A tecnologia usada de maneira certa pode tornar o aprendizado online mais fácil, mas seus alunos precisam de mais do que boa tecnologia: eles também precisam de apoio, empatia e uma conexão humana que a tecnologia por si só não oferece.
Este é o lugar onde um pouco de paciência pode adicionar alguma humanidade para a experiência de aprendizagem on-line.
Professores on-line que tomam uma abordagem paciente automaticamente oferecem um maior nível de apoio aos seus alunos. Eles tendem a ser um pouco mais persistentes quando se trata de ajudar os alunos a resolver seus problemas. Eles vão, por exemplo, explicar a questão de um ângulo diferente. Eles continuarão um diálogo apesar da resistência dos alunos. Eles esperam que o momento da descoberta esteja ao virar da esquina. Paciência é uma habilidade sutil, mas poderosa no ensino on-line. Isso significa que você é capaz de:
1. Comunique-se em torno de obstáculos.
Uma abordagem paciente torna a comunicação mais eficaz. Ela ajuda você a considerar a possibilidade de que, às vezes, quando um aluno é abrupto, ele ou ela pode simplesmente estar ansioso.
2. Reduzir a confusão do aluno.
Quando um aluno está se esforçando para entender um conceito, os tutores com perfil mais paciente irão explicar a idéia central novamente. E desta vez, eles podem oferecer um exemplo diferente que ressoa mais de perto com a própria experiência do aluno.
3. Acalma e tranquiliza os alunos em pânico.
Os estudantes inseguros necessitam frequentemente ser acolhidos pelos tutores. Exercendo a paciência, você pode ajudar um estudante apavorado a se acalmar, e realmente ouvir. Nesse ponto, um estudante é mais provável ver seus conselhos práticos como um caminho viável para a frente.
4. Autorizar os alunos a se tornarem aprendizes independentes.
Assim, muitos tutores estão sobrecarregados. Em um dia de trabalho apressado, é muito fácil simplesmente disparar respostas rápidas para perguntas frequentes do estudante. Mas com um pouco de paciência, você pode mostrar aos alunos como ajudar a si mesmos, direcionando-os para recursos relevantes. Os alunos então começam a desenvolver as habilidades para responder às suas próprias perguntas. Isso é progresso real para eles.
5. Re-Orientar Estudantes Perdidos.
Os alunos que perderam o seu caminho no curso muitas vezes simplesmente precisam de você para apontá-los em um novo caminho. Isso leva apenas alguns momentos, mas você precisa estar disposto a parar por um segundo e ajudar, ao invés de esperar que eles desenhem seus próprios mapas.
A lista acima oferece exemplos de apenas algumas maneiras que os tutortes podem incorporar paciência em sua prática diária. Essas ações podem parecer triviais, mas seus efeitos são cumulativos. E se você os fizer regularmente, eles terão um impacto significativo em seus alunos.
Por exemplo:
Ao invés de abandonar e desaparecer de sua classe, seus alunos estarão confortáveis pedindo-lhe ajuda (e vai continuar a avançar para a conclusão do curso).
Com o apoio certo, seus alunos se tornam alunos mais confiantes (e podem alcançar em um nível mais elevado).
O bom ensino tem efeitos positivos de longo alcance (você está criando alunos que são cada vez mais capazes de resolver problemas em outras áreas de suas vidas, também).
Estes são resultados incrivelmente construtivos - e perfeitamente dentro do seu controle.
IDI Instituto de Desenho Instrucional