Vamos dizer que você está em uma situação onde você não tem muito tempo para desenvolver um curso on-line. Ou, talvez, basicamente não há orçamento, mas o curso deve ser produzido de qualquer maneira. Estas são algumas das realidades do designer instrucional.
A abordagem seguinte assume que você tem um dos programas que convertem PowerPoint para um formato Flash, como por exmplo o Articulate Presenter. Com este tipo de software, você pode rapidamente fazer todo o trabalho no PowerPoint e o programa irá comprimir e converter os slides para que eles possam ser visualizados em um navegador.
Dicas em Sete Passos:
#1. Reúna o conteúdo: Obtenha esse conteúdo em uma forma utilizável e organizada o mais rápido possível.
#2. Identifique ações e Conhecimento: Familiarize-se com o conteúdo e identifique o que os seus alunos terão de fazer e / ou saber. As ações-chave e / ou áreas de conteúdo que serão os seus principais temas ou lições.
#3. Organize o Curso: Usando PowerPoint, faça os seus slides modelo primeiro. Em seguida, insira cerca de dez slides de cada vez. Crie todos os temas ou lições pois você vai precisar colocar por titulação esses slides de forma adequada. Você acabou de terminar o seu plano do curso. No início, adicione o título do curso e um tema inicial motivador.
#4. Escrever: Escreva o texto do curso diretamente nos slides do PowerPoint inserindo mais slides conforme necessário. Se você não vai usar o áudio, não se esqueça de escrever em frases completas para dar um contexto. Algumas dicas são boas, mas os alunos não podem entender uma lista isolada de dicas. Se você vai apresentar a gravação de áudio, escreva o roteiro na seção Notas (este será gravado mais tarde) e adicione o texto com marcadores ligado ao áudio no slide.
#5. Adicionar Gráficos: Inserir ou criar gráficos que promovam a aprendizagem e gráficos que irão melhorar a estética. O primeiro facilita a compreensão, a segunda cria uma conexão emocional e motiva o aluno.
#6. Gravação de áudio: A maioria das ferramentas de desenvolvimento rápido permite-lhe gravar áudio diretamente para o programa. Encontre alguém com uma bela voz para ler o script na seção Notas. Sincronize as dicas e os gráficos para o áudio, se tiver tempo.
#7. Teste, teste, teste. Publicar seu curso, em seguida, testá-lo e revê-lo constantemente.
O que está faltando?
A abordagem rápida pode não dar-lhe o tempo necessário para pensar em como motivar e se conectar com o público. Ele não lhe dá tempo para pensar sobre o tipo de aprendizagem que irá ocorrer e quais os tipos de interações irá facilitar a aprendizagem.Mas certamente vai cumprir o objetivo educacional.
IDI Instituto de Desenho Instrucional